A Secção de Basquetebol da Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense, Associação de Solidariedade Social – IPSS (SRLS-IPSS), designou-se em termos desportivos por “Sampaense Basket”.
Teve o seu início no ano de 1993, com as primeiras inscrições na Associação de Basquetebol de Coimbra dos escalões Minis, Infantis e Cadetes, sob o patrocínio do Comendador Serafim Marques.
Na época desportiva 1995/96, foi criada a sua primeira equipa sénior que disputou o campeonato da 2ª divisão (antiga 3ª divisão).
Na época desportiva 1998/99 a equipa sénior classificou-se no 2º lugar, tendo por isso na época desportiva seguinte disputado o Campeonato da 2ª Divisão Nacional A.
Na época desportiva 2000/01 a equipa sénior passa para a 1ª Divisão Nacional, vencendo a zona Norte na finalíssima a 12 de maio ao bater em Aveiro o Galitos. Ainda no mesmo mês mais concretamente a 18/05/2025, o Sampaense Basket tornar-se Campeão na 2ª Divisão Nacional ao vencer em Barcelos a Universidade dos Açores por um escasso ponto (momento marcante por conseguir o seu primeiro troféu).
Na época desportiva 2003/04, mais concretamente a 12/06/2024 vence o 1º Campeonato da Proliga em Sangalhos, depois de ter feito 2-0 em São Paio de Gramaços, fazendo assim 3-0 (à melhor de 5 jogos), batendo nessa época um recorde de 19 vitórias consecutivas.
Na época desportiva 2004/05, depois de se ter classificado na fase regular no segundo lugar e não perdendo qualquer jogo no seu reduto, passa ao Play-Off vencendo por 3-1 na final o Basket de Almada, tornando-se assim Bicampeão Nacional da Proliga.
No ano de 2005, foram aprovados pela Assembleia Geral da SRLS-IPSS, o regulamento interno da Secção de Basquetebol.
Na época 2005/2006, classificou-se na 3ª posição da fase regular e disputou os play-offs, atingindo assim a final onde veio a disputar com CP Esgueira vencendo os dois jogos em S.Paio de Gramaços para no fim de semana seguinte em Esgueira perder o 3º jogo e vencendo o 4º que lhe permitiu sagrar-se novamente Campeão Nacional.
Na época 2005/2006, classificou-se na 3ª posição da fase regular e disputou os play-offs, atingindo assim a final onde veio a disputar com CP Esgueira vencendo os dois jogos em S.Paio de Gramaços para no fim de semana seguinte em Esgueira perder o 3º jogo e vencendo o 4º que lhe permitiu sagrar-se novamente Campeão Nacional.
Na época 2006/07, o Sampaense Basket, classificou-se na fase regular no segundo posto para nos Play-offs ultrapassar Sangalhos e Illiabum, chegando assim `pela quarta vez consecutiva à final com o Vitória de Guimarães onde foi vencido por 3-0, mas deixando uma boa imagem perante um digno vencedor.
Na época desportiva 2007/08, o Sampaense Basket viveu a sua pior época desde que foi criada a Proliga, tendo-se qualificado para os play-off em 8º lugar, caindo aos pés do S. L. Benfica na primeira eliminatória dos mesmos.
Na época desportiva 2008/09, o Sampaense Basket garantiu a subida à Liga Portuguesa de Basquetebol, após ser finalista vencido por 3-1 frente ao Illiabum.
Na época desportiva 2010/11, o Sampaense Basket foi vencedor do Grupo C do torneio António Pratas, perdendo depois nas meias-finais, mas no final da época a equipa garantiu a permanência na LPB, conseguindo o 9º lugar na fase regular do campeonato.
Na época desportiva 2011/12, o Sampaense Basket foi apurado para a Final 8 da Taça de Portugal, onde conseguiu ser semifinalista; perdeu então com a Académica de Coimbra pelo que não conseguiu chegar à final. No entanto, no final da época a equipa garantiu a permanência na LPB, conseguindo o 10º lugar na fase regular do campeonato.
Na época desportiva 2012/13 o Sampaense Basket foi apurado para a Final 8 da Taça de Portugal, onde conseguiu ser semifinalista. Perdeu aí com o Benfica e não conseguiu chegar à final. No final da época a equipa garantiu a participação no play-off da LPB, conseguindo o 6º lugar na fase regular do campeonato e caindo nos quartos de final da competição frente à Académica de Coimbra.
Na época desportiva 2013/2014, o Sampaense Basket atingiu as meias-finais dos play-off da Liga Portuguesa de Basquetebol (LPB), onde perdeu com o Benfica, tendo ficado em 3º lugar na classificação final. No torneio António Pratas, no inicio desta época, a equipa conseguiu marcar presença na sua primeira final oficial da LPB após derrotar a equipa do Benfica, perdendo depois na final frente à Ovarense.
A Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense, Associação de Solidariedade Social – IPSS, foi considerada clube formador, no âmbito da atividade as sua secção de “Basquetebol”, mantendo a sua atividade como clube formador.
A 11/03/2020 foram interrompidas todas as atividades de competição por causa da Pandemia de COVID-19.
Nas épocas desportivas 2022/23, 2023/24 e 2024/25 manteve-se a equipa Sénior na Pró-Liga de basquetebol.
No final da época desportiva 2024/25 termina a atividade da secção de basquetebol da SRLS-IPSS e na Assembleia Geral de 22/08/2025 são transferidos os direitos desportivos para outra entidade independente da SRLS-IPSS.