Publicado por Lucinda Maria Brito em 14/09/2020, às 19:24 horas in: https://www.facebook.com/lucindamaria.brito/posts/3069339343189035
S. PAIO DE GRAMAÇOS – TOPÓNIMO
(…)
A primeira parte, S. Paio é uma derivação de S. Pelágio, o mártir que, ainda hoje, é o orago da Paróquia. Já no tempo de D. Afonso III era assim referido: Sancto Pelagio e Sanctum Pelagiu. Aliás, há no País outros S. Paio, que têm a mesma origem.
Chamou-se outrora S. Paio do Codeço ( será mais correcto escrever Codesso, respeitando a etimologia. E o que é Codesso? O povo de Oliveira também lhe chamava Codesseiro. É um arbusto da família das leguminosas, planta espontânea e abundante na região e em todo o país.
No entanto, passou a ter o nome actual pelo Decreto nº 5971, de 28 de Julho de 1919. Talvez pela proximidade da aldeia de Gamarazus – Garamacios. Estes nomes, que existem em várias localidades do concelho, têm a ver com grama. Não o grama, unidade de peso (de étimo grego), mas a grama, erva rasteira bem conhecida e disseminada pelos campos. A sua raiz latina (gramen) significava mesmo grama, erva, pasto. Locais de bons pastos e, consequentemente, de rebanhos e, depois, do belo queijo Serra da Estrela. Tudo se interliga.
E, assim, chegámos ao topónimo S. Paio de Gramaços, que já integra a zona urbana de Oliveira do Hospital.
Algumas curiosidades sobre S. Paio de Gramaços: A 15 de Agosto(Assunção de Nossa Senhora) realiza-se a romaria de Nossa Senhora dos Milagres, num pequeno santuário, com um belíssimo parque de merendas, um belo coreto, sendo famoso o seu arraial. Há vários edifícios bonitos e de traça invulgar: a chamada casa dos brasileiros e a escola primária, que ainda funciona e que considero das mais bonitas que já vi. A Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense, que integra várias valências, como é o caso do Pavilhão Serafim Marques, nomeado comendador pelo Presidente Cavaco Silva, grande benemérito desta terra e imortalizado num busto. É famosa e tem formado bons atletas a equipa de basquetebol.
Provavelmente, esqueci-me de algumas coisas, mas não do insigne sampaense Dr. António Garcia Ribeiro de Vasconcelos, nascido em S. Paio em 1860 e falecido em Coimbra em 1941. De uma inteligência e cultura invulgares, escreveu sobre a nossa região e deixou muitos estudos sobre esse e outros temas. Estou a lembrar-me do seu livro Brás Garcia de Mascarenhas, poeta/guerreiro avoense. Dos estudos e escritos do Dr. António Vasconcelos falei no texto sobre o topónimo de Oliveira do Hospital. Tive duas professoras, penso que pertencentes a este senhor: D. Luísa Vasconcelos e D. Maria do Carmo Vasconcelos, esta última habitava a casa onde ele nasceu, que tem uma placa identificativa na fachada. Muito competentes e que me marcaram pela positiva!
S. Paio de Gramaços, uma terra a visitar!
Lucinda Maria
(Consultei o livro Enquadramento Histórico e Toponímia concelho de Oliveira do Hospital de Dr. Francisco Correia das Neves; imagens de Google)