Publicado por Lucinda Maria Brito em 26/11/2014, às 16:07 horas in: https://www.facebook.com/lucindamaria.brito/posts/3273786199411014
PENALVA DE ALVA – TOPÓNIMO
Penalva de Alva é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Oliveira do Hospital
Foi extinta (agregada) pela reorganização administrativa de 2012/2013, sendo o seu território integrado na União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira.
Foi vila e sede de concelho até meados do século XIX. Era constituído pelas freguesias da sede, Alvoco das Várzeas e São Gião. Após as reformas administrativas do início do liberalismo foi-lhe anexada a freguesia de São Sebastião da Feira e a freguesia de São Gião passou para o concelho de Sandomil. Tinha, em 1849, 2 191 habitantes e 25 km².
É uma linda terra a que o Alva dá um especial encanto. Paisagens maravilhosas e as águas rumorejantes do rio, que a atravessa inteirinha!
E o topónimo? Qual a origem? Alva tem a ver com o rio, mas o próprio nome deste é de proveniência muito incerta. Alvo quer dizer branco e, realmente, as suas águas são bastante cristalinas e límpidas. Mas, então, não deveriam chamar-lhe rio Branco ou Alvo? Em alguns documentos medievais o elemento Alva aparece escrito Alvia ou Aluha (leia-se Alvha), assim como aí surge a palavra “Peña” em vez de Penalva. Alva também poderá vir do latim alvea (feminino de alveus: cavidade, leito de rio, derivante de alvus=ventre). Tem lógica, uma vez que se trata de um rio.
Penalva foi Petra Alba e já chegou a dizer-se que o Julgado de Penalva esteja numa atalaia chamada Penalva de Alva, mas também há quem diga que Penalva veio de penha alva, que deve ter sido um crasto ou castelo em ponto alto. Ora, não há vestígios nenhuns de qualquer construção dessas. O mais provável é que Penalva derive de Penha (penhasco) e com Alva, por aglutinação Penalva. Acrescentou-se de Alva, para se distinguir de Penalva do Castelo. Portanto, o rio Alva é referido duas vezes no nome. Esse belo rio que vindo das alturas, em cuja nascente tem o nome de Ribeira de Fervença e que vai ter ao Mondego, perto de Penacova.
De qualquer modo, Penalva de Alva vive do e para o rio. É ele que lhe dá a beleza e a fertilidade às terras.
É uma terra bonita do sul do concelho, no Vale do Alva. As suas gentes ribeirinhas são tão límpidas como as águas do rio. Não posso deixar de referir, por exemplo as Caldas de S. Paulo, zona de águas termais, onde foi construído e funciona um Resort de renome internacional.
O seu património é valioso, a saber:
Igreja Matriz de Penalva de Alva ou Igreja de São Tomé
Pelourinho de Penalva de Alva
Capelas de S. Paulo, de Santo André, de Santo António, de S. Pedro, de S. Tomé e de S. João
Antiga Casa da Câmara
Portal manuelino
Almas da Rapada
Fonte dos Merujais
Caldas de S. Paulo
Ponte (sobre o rio Alva)
Nascente do pontão da Rapada
Trecho do rio Alva
Cabeça da Velha
Praia fluvial
Empreendimento AQUA VILLAGE – Health Resort & Spa
Lucinda Maria (consulta do livro do Dr. Francisco Correia das Neves e fotos de Google)