Publicado por Lucinda Maria Brito em 26/11/2014, às 16:07 horas in: https://www.facebook.com/lucindamaria.brito/posts/3461493310640301


LAJEOSA – TOPÓNIMO
Lajeosa ou Lageosa (na antiga grafia) é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Oliveira do Hospital.
A União das freguesias de Lagos da Beira e Lajeosa foi constituída em 2013, no âmbito da Reorganização administrativa do território das freguesias (Lei n.º 11-A/2013 de 28 de Janeiro), pela agregação das antigas freguesias de Lagos da Beira e Lajeosa.
A freguesia da Lajeosa foi desmembrada da freguesia de Lagos (da Beira). Trata-se também de uma das freguesias mais pequenas do concelho de Oliveira do Hospital, e a mais pequena das freguesias da periferia da Cidade.
Lajeosa terá mesmo beneficiado de estatuto Municipal, não se conhecendo, porém, com precisão a data e o período da atribuição dessa qualidade. Confirma-se, todavia, pelo Cadastro da População do Reino de 1527, que chegou a ser sede de concelho, embora durante pouco tempo.
A referência mais antiga que se conhece de Lajeosa consta das Inquirições – inquéritos ordenados por alguns reis de Portugal, para averiguar a legitimidade das terras possuídas pela nobreza. Nas Inquirições de 1258 consta que esta freguesia pertencia, por honra, à ordem de Avis ou Calatrava.
Chegou também a ser um curado da apresentação do prior de Lagos.
Ainda no século XVI a freguesia de Lajeosa surge integrada no concelho de Vila do Casal, onde se manteve até à sua extinção a 6 de Novembro de 1836, data em que transita para o concelho de Oliveira do Hospital.
E o topónimo? Lajeosa é um lugar que tem lajes. Da abundância destas e dos penedos onde assentam vem o nome da aldeia. O que é uma laje? É uma grande pedra nativa, baixa e lisa. Por isso, era e é aproveitada para malhar e secar cereais – eira – e também como passeira para secar frutos.
Também se lhe chama lajeira e consideram-se correctas as formas laje, laja, lájea, lagem, lagena, talvez oriundas de um latim hispânico.
O orago da freguesia é Nossa Senhora da Expectação, mas a grande festa do ano é dedicada a Santa Luzia. Realiza-se no primeiro Domingo de Maio, coincidentemente Dia da Mãe e inaugura as romarias do concelho.
Além de Lajeosa, a Quinta do Poeiro faz parte desta União de Freguesias.
De salientar o seguinte património:
Igreja de Nossa Senhora da Expectação (matriz)
Casa setecentista (e capela)
Ruínas da capela da Malhadoura
Fonte Velha
Alminhas da Fonte Velha
Visitem esta terra do nosso concelho. Belas paisagens e, sobretudo, boa gente hospitaleira e simpática! Gostem-se e gostem de Oliveira do Hospital!
Lucinda Maria (Consulta do livro do Dr. Francisco Correia das Neves e imagens de Google)