Publicado por Lucinda Maria Brito em 07/12/2020, às 16:28 horas in: https://www.facebook.com/lucindamaria.brito/posts/3303126536476980

SÃO GIÃO – TOPÓNIMO
São Gião é uma freguesia portuguesa do concelho de Oliveira do Hospital e do distrito de Coimbra. Foi curato de apresentação do comentador de S. Tomé de Penalva, tendo pertencido à vila de Penalva de Alva.
Pertenceu ao concelho de Sandomil, até à sua extinção em 1846, após o qual passou a integrar o concelho de Seia. A partir de 13 de Janeiro de 1898, foi transferido para o concelho de Oliveira do Hospital.
Pertence à rede de Aldeias de Montanha.
Encontra-se no Vale do Alva, vale escavado pelo Rio Alva, afluente do Rio Mondego (nasce na Serra da Estrela e desagua na Figueira da Foz), bem como entre as ribeiras de Vide e de Alvoco (afluente, por sua vez, do Rio Alva). Sito na confluência da Serra da Estrela e da Serra do Açor.
É a freguesia mais a Este do Concelho e do Distrito.
Qual a origem do topónimo S. Gião? Deriva do latim Julianu do adjectivo julianus, que tem a ver com Júlio César. É o orago da freguesia. Associa-se a São Julião que viveu no século III, em Antioquia, e dedicou a sua vida, em colaboração com Basilissa (sua esposa), à assistência aos pobres e necessitados, chegando mesmo a transformar a sua casa num hospício.
Impossível falar desta bela aldeia, sem referir a Catedral das Beiras, sua Igreja Matriz. Foi construída em 1795, nos tempos de D. Maria I, tendo a fachada sido reconstruída no início do século XX (1916) devido à sua derrocada. O seu estilo é barroco, sendo o tecto composto por 102 painéis, atribuídos a Pascoal Parente, um italiano então a residir em Coimbra. Os retábulos ostentam talha dourada. Linda e majestosa, daí o epíteto por que é conhecida.
Não se fica por aqui o interesse desta freguesia. Aproveitando os recursos naturais abundantes desta zona serrana, farta em bosques e pinhais, como em recursos hídricos (que levaram à construção de inúmeras fontes e à prospecção de rios e ribeiros), possui um parque de campismo e praias fluviais (Rio Alva) classificado com duas estrelas dispondo de hotel, apartamentos, campismo, restaurante, entre outros. Também existem na freguesia habitações para turismo rural. É ainda possível visitar grutas naturais, como as grutas do Penedo da Moura. Na zona entre São Gião e o lugar da Carvalha, fica situado o Radiotelescópio de São Gião; com 9,3 metros de diâmetro, é actualmente o maior radiotelescópio privado de Portugal continental e é utilizado para fins educativos e pesquisas astronómicas.
É representado musicalmente pela Escola de Música da Banda Filarmónica Sangianense, com mais de 150 anos de história, tendo possuído, igualmente, um rancho folclórico e um grupo desportivo.
E mais:
Igreja Matriz de São Gião (também denominada por Catedral das Beiras)
Ponte em arco de estilo Romano no interior da localidade e ponte de arco triplo de acesso à localidade (Estrada Municipal M515), sobre o Rio Alva;
Cruzeiro do Calvário (1878);
Solares (como o Solar dos Viscondes de Valongo, 1737, Solar Gerty Tomás da Costa, Séc. XVIII, e o Solar das Massas, destruído por incêndio em Outubro de 2017);
Capela do Senhor dos Aflitos (1853);
Capela da Senhora da Criação (Séc. XVII);
Capela de São Sebastião (Séc. XVI);
Capela de Santo Estevão, no Rio de Mel;
Capela da Nossa Senhora dos Remédios, no Rio de Mel;
Capela da Nossa Senhora do Livramento, no Rio de Mel;
Capela da Nossa Senhora da Fé, Rio de Mel;
Capela da Nossa Senhora das Febres, no Parceiro;
Capela de São Caetano, no Parceiro;
Esta freguesia é composta por várias localidades, nomeadamente:
Alentejo
Barroca
Covão
Chã
Mosteiro (parcialmente)
Parceiro
Rio de Mel
São Gião
Embora tenha feito um resumo de todas as potencialidades de S. Gião, espero ter despertado o interesse para uma visita a esta bela localidade do nosso concelho. Um rincão da Beira, imerso em beleza, onde a tranquilidade impera!
Lucinda Maria (pesquisa e imagens de Google, consulta do livro do Dr. Francisco Correia das Neves)