Publicado por Lucinda Maria Brito em 03/03/2021, às 23:58 horas in: https://www.facebook.com/lucindamaria.brito/posts/3521941647928800

SÃO SEBASTIÃO DA FEIRA – TOPÓNIMO
São Sebastião da Feira é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Oliveira do Hospital,
que foi extinta (agregada) pela reorganização administrativa de 2012/2013, sendo o seu território integrado na União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira.
Foi vila e sede de um pequeno concelho, de seu nome São Sebastião da Villa da Feira, até ao início do século XIX. Era constituído por uma freguesia e tinha, em 1801, apenas 153 habitantes. Foi anexado ao concelho de Penalva de Alva.
Também conhecida por Feira. Em tempos mais remotos, teve a designação de São Sebastião de Riba de Alva, tendo recebido foral de D. Manuel I dado em Lisboa a 12 de Setembro de 1514. Foi priorado da apresentação do Bispo de Coimbra. Pertenceu ao concelho de Penalva de Alva, extinto pelo decreto de 31 de Dezembro de 1853, tendo passado para o de Sandomil. Pelo decreto de 24 de Outubro de 1855, que extinguiu aquele último, foi integrada no de Oliveira do Hospital, onde permanece desde então.
Uma ermida dedicada a S. Sebastião e talvez daí tenha surgido a povoação nos fins de do séc. XII, princípios do séc. XIII. Cedo veio a ser pertença do Bispo de Coimbra. D. Manuel I deu-lhe foral em 12/09/1514 onde aparece designada por Sam Sabastiã de Ryba Dalva, mas, depois, no Cadastro da População de 1527, aparece como vila da Feira. O uso do topónimo Feira mostra que é muito antiga a pequena feira que se realiza no dia 20 de Janeiro, que celebra o orago S. Sebastião.
Desta terra era natural o Padre Laurindo Marques Caetano, muitos anos pároco de Oliveira do Hospital e escreveu São Sebastião da Feira – Monografia. Aconselho a leitura.
Curiosa a tradição do povo chamar Castelo a um monte ou morro que existe à entrada da povoação do lado esquerdo indo da Rapada em direcção à Ponte das Três Entradas.
Património
Igreja de S. Sebastião (matriz)
Capela de Santa Luzia
Cruzeiros da Igreja e do Rossio
Janela manuelina
Vestígios arqueológicos romanos
Praia fluvial
Levada
Albufeira
É, sem dúvida, uma bonita aldeia e a sua praia fluvial um lugar de encanto. Visitem e usufruam do ar puro da Beira e da cristalinidade do Rio Alva!
Lucinda Maria
(Consulta do Livro do Dr. Francisco Correia das Neves; imagens de Google)