Publicado por Lucinda Maria Brito em 18/01/2021, às 18:18 horas in: https://www.facebook.com/lucindamaria.brito/posts/3406120459510920
LAGOS DA BEIRA – TOPÓNIMO
Lagos da Beira é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Oliveira do Hospital. Foi extinta (agregada) pela reorganização administrativa de 2012/2013, sendo o seu território integrado na União de Freguesias de Lagos da Beira e Lajeosa. Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. Era constituído pelas freguesias de Lagos da Beira, Travanca de Lagos, Covas, Balocas, Andorinha, Negrelos e o Casal da Póvoa (Póvoa das Quartas)
Impossível falar de Lagos da Beira sem referir António Augusto Carvalho Monteiro ( Monteiro dos Milhões), o ideólogo, visionário, entomologista, camoniano… mais conhecido por ter sido o responsável pela construção da Quinta da Regaleira, em Sintra. Toda a sua árvore genealógica tem origem em Lagos da Beira, onde nasceu o seu pai, Francisco Augusto Mendes Monteiro. Família possuidora de muitas propriedades nesta região, deixou para a posteridade a Capela de São Roque (do arquitecto italiano Luigi Manini) e ainda a Fonte de São João Baptista. De referir que há uma maior e mais sumptuosa, mas com características semelhantes na Quinta da Regaleira, a chamada Fonte da Abundância. E muitas outras propriedades e marcos da família se podem encontrar.
Voltemos à aldeia de Lagos da Beira e, agora, ao seu topónimo. Já se chamou S. João de Lagos, cuja vila e igreja eram reguengo da Coroa, estando aforado à Ordem de S. João do Hospital. E porquê Lagos? Resulta do latim lacus (lago, reservatório, mãe de água) e lacuna (cisterna, pântano). Sendo plana e rica em lençóis de água, compreende-se o topónimo.
Como já se disse foi vila e sede de concelho, pelo que deve ter possuído pelourinho, de que dizem existir vestígios, mas que ninguém parece saber onde se encontram. Em 1835 foi anexada ao concelho de Oliveira do Hospital.
Aldeia pitoresca e bonita, rica de História e de histórias, merece uma visita aturada. Muitos pontos de interesse e as suas gentes sempre trabalhadoras e de rija têmpera.
Alguns lugares a visitar:
Solar da família Amaral Cabral
Pousada de Santa Bárbara
Biblioteca Museu Tarquínio Hall (inaugurada a 3 de Julho de 2011, mas, agora, encerrada)
Igreja de S. João Baptista (matriz) e Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação – Lajeosa
Capelas de S. Roque, de Santo António, de Nossa Senhora da Conceição e de S. Miguel
Cruzeiro
Fragmento do pelourinho (não visitável, visto que não há certeza de onde ele possa estar)
Inscrição templária
Antigo tribunal e cadeia – Em ruínas após obras não acabadas e incêndio de 2017
Sepulturas escavadas na rocha
Lucinda Maria
( Consulta do livro do Dr. Francisco Correia das Neves, Google e a prestimosa colaboração de Vítor Paulo Fernandes, artista lagoense)