Publicado por Lucinda Maria Brito em 17/09/2020, às 16:41 horas in: https://www.facebook.com/lucindamaria.brito/posts/3077957872327182
SANTA OVAIA – TOPÓNIMO
Hoje, vou falar de um dos baluartes dos Verbos dos Arguinas: Santa Ovaia. Outras povoações do concelho têm nome de Santo.
Santa Ovaia é uma terra bastante antiga. Já aparece referida numa carta de 1211, reinado de D. Afonso II e na de 1256, reinado de D. Afonso III, com o nome bastante parecido com o actual – Sancta Ouaya, Sanctam Ovaiyam e, mais tarde, Ovaija.
De qualquer modo, Santa Ovaia (como Santa Olalha, Santa Vaya, Sancta Vaia e até outras) é o mesmo que Santa Eulália, que, como topónimo aparece já no ano 906 – do latim Eulalia, que, em grego, tem o sentido de “que fala bem”.
De referir que Santa Eulália foi uma criança de Mérida, que foi sacrificada pelos Romanos aos 12 anos, por volta de 303-304 d. C.. Ela e outros ficaram conhecidos por mártires espanhóis.
Já foi freguesia sozinha; hoje faz parte da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira.
Terra de pedreiros e canteiros, deixou marcas da sua arte por todo o País e não só. Eram famosos pela perícia a trabalhar o granito, como documenta o próprio brasão. Mas não só… é terra de arguinas, argalos ou argaus, que, juntamente com os da vizinha Nogueira do Cravo, inventaram uma gíria ou calão, com carácter dialectal e, assim, falavam entre si, sem que os entendessem. No mínimo, engenhoso e de grande valor!
Depois da candidatura às 7 Maravilhas da Cultura Popular, é preciso não esquecer e continuar a trabalhar para que este importante património não se perca nas trevas da existência.
De salientar também um Festival de Sopas, que costuma realizar-se anualmente.
Património:
Igreja de Nossa Senhora da Expectação (matriz)
Capela de Santo António
Casas setecentista, dos Castro e dos Nunes Hall
Cruzeiro
Alminhas
Miradouro dos Barreiros
Granito de Santa Ovaia
Monumento aos Arguinas da autoria de Eugénio Macedo
Lucinda Maria