Publicado por Lucinda Maria Brito em 27/10/2020, às 16:41 horas in: https://www.facebook.com/lucindamaria.brito/posts/3193350544121247
ERVEDAL – TOPÓNIMO
Ervedal, antes chamada Ervedal da Beira, é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Oliveira do Hospital, agora pertencente à União de Freguesias de Vila Franca da Beira.
Constituiu, até ao início do século XIX, o couto de Ervedal.
“Por aqui passaram os mais diferentes povos da antiguidade, os quais, por meios pacíficos ou pela conquista, se instalaram, dominaram e muitas vezes, se confundiram com os primitivos povos naturais.
Os Cartagineses, dominaram aqui, desde o século VI até ao ano 218, antes de Cristo. Seguiram-se-lhes os Romanos, cujo domínio durou desde aquele tempo até ao século V da era cristã, cerca do ano 409. Vieram depois os povos bárbaros a que se seguiu a monarquia visigótica, que durou desde 414 até ao ano de 710. Todas as lutas para a posse do território, e, especialmente, as que se travaram entre os príncipes cristãos e os muçulmanos, dominadores da península, revestiram-se da maior violência no decorrer de grandes batalhas, com inúmeros ataques e contra-ataques. ERVEDAL deve ter suportado todas as inclemências a que estiveram sujeitas as outras povoações da região. Que assim é, de facto, atestam-no os inúmeros vestígios que se deparam, por vezes, nos campos que circundam a vila, a que nem sempre se liga a devida importância, por desinteresse ou por desconhecimento do seu valor para estudo do passado do Ervedal.”
E o topónimo?
Esta antiga e prestigiada vila tem, certamente, origem vegetal, mas estará ligado a erva ou a medronheiro? O primeiro registo daquela povoação é uma Carta de Doação de 1193. Mais tarde, no antigo foral concedido por D. Teresa, filha de D. Sancho I, em 1249, a vila aparece designada por Eruedal. Nas actas das Inquirições de D. Afonso III de 1258, aparece escrito Ervedal. Já na Sentença de D. Afonso IV de 19-03-1336 sobre as jurisdições heruedal e numa carta de D. João I de 6-03-1401, surge Heruedal. No Foral manuelino dado em 1514 vem escrito – logar do eruedall . E começou por acrescentar-se da Beira, evidentemente por ser na Beira. Etimologicamente, o étimo latino de Ervedal é herva, significando um lugar onde abundam ervas. No entanto, também há quem defenda que provém do latim arbutum ou arbutus, que significa medronheiro, que também se diz ervôdo e ervedeiro. Portanto, erva ou medronheiro são duas hipóteses verosímeis para o topónimo Ervedal.
É uma terra cheia de belezas naturais e património histórico de valor. É preciso não a abandonar e esquecer! Nomeio, de seguida, alguns motivos de interesse, mas muitos mais haverá, certamente.
Solar de Ervedal da Beira (do séc. XVI, com capela dedicada a Santo António)
Igreja Matriz (orago: Santo André)
Coreto
Açude da Ribeira (no rio Seia)
Sociedade Recreativa Ervedalense
Galeria de Arte Pátio Velho (Vale do Ferro)
Confraria de Ervedal da Beira (Bolos, Doces, Aguardentes e Licores de Ervedal da Beira)
Algumas sepulturas de forma antropomórfica (junto da Igreja Matriz e a que o povo chama “romanas”)
Lucinda Maria (consulta do livro do Dr. Francisco Correia das Neves; fotos de Google)